data-filename="retriever" style="width: 100%;">
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Participantes do Enem 2019 que tiveram dificuldades de logística durante a realização do exame podem relatar o ocorrido e solicitar a reaplicação do exame até o dia 18 de novembro.
Embora não tenham sido registradas ocorrências significativas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) constatou casos pontuais de problemas ocorridos durante a aplicação no primeiro dia do exame. Conforme apuração do Inep, 3,9 milhões de inscritos participaram da primeira etapa da avaliação.
ENEM 2019: confira as dicas para a prova de Química
O Inep vai abrir um canal para que os participantes prejudicados por problemas logísticos durante o exame possam solicitar a reaplicação. O canal será aberto a partir da próxima segunda-feira, uma semana depois do segundo dia de provas. Contudo, nem toda reclamação garantirá a reaplicação da prova, pois as solicitações serão analisadas individualmente pela Comissão de Demandas do Inep.
ENEM 2019: confira as dicas para a prova de Matemática
Segundo o Instituto, problemas logísticos são "casos excepcionais". As situações que garantem reaplicação são desastres naturais (que prejudiquem infraestrutura do local); falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural); estrutura imprópria do local de prova; ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que cause comprovado prejuízo ao participante.
ENEM 2019: confira as dicas para a prova de Física
A solicitação de reaplicação deverá ser feita diretamente na Página do Participante, após informar o CPF e da senha cadastrados. Os pedidos poderão ser registrados entre os dias 11 e 18 de novembro. Os resultados das solicitações também serão publicados no portal. A reaplicação ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro.
*Com informações da Agência Educa Mais Brasil